Procedimentos

Conheça os procedimentos realizados.

Coloproctologia - A especialidade médica que cuida das doenças do intestino, reto e ânus.

Coloproctologia é a especialidade médica que cuida das doenças do intestino, reto e ânus. O intestino grosso localiza-se na parte final do tubo digestivo, sendo uma extensa área com cerca de 1,5 metro, dividida em três partes: ceco, colón e reto.

O coloproctologista é o profissional responsável  pelo diagnóstico e tratamento tanto clínico quanto cirúrgico, dessas doenças. 

Procedimentos

ilustração sobre o exame de colonoscopia

01.

Colonoscopia

É o exame endoscópico do intestino grosso. Exame de suma importância na prevenção do câncer colorretal.

É também fundamental na investigação de sangramentos pelo ânus, diarreias crônicas, alterações do hábito intestinal, dor abdominal e anemias a esclarecer.

É realizado por médico especialista sob sedação e portanto é um exame indolor.

laparoscopia

02.

Videolaparoscopia

É um procedimento cirúrgico minimamente invasivo realizado através da passagem de câmeras, pinças, tesouras e outros instrumentos por trocartes posicionados na parede abdominal.

Permite colher material para biópsias e realizar intervenções cirúrgicas antes só possíveis através da cirurgia aberta.

03.

Cirurgia colorretal

Intervenções cirúrgicas realizados no intestino grosso e reto para o tratamento das doenças que acometem essa região como o câncer colorretal, doença diverticular e as doenças inflamatórias intestinais como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa.

04.

Cirurgias Orificiais

Intervenções cirúrgicas realizadas para o tratamento das doenças do ânus como doença hemorroidária, fissura anal, fístula anal e tumores do ânus ou canal anal.

Médico graduado pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais , com residência médica em Cirurgia Geral  e Coloproctologia pelo Hospital Governador Israel Pinheiro – IPSEMG.

Dr Maurilio Paiva é membro Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva  – SOBRACIL e do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil – GEDIIB

Dr. Maurilio Paiva - Coloproctologista
CRM-MG 48446 RQE 27981
Abrir Chat
Como posso ajudar?