Hemorroidas. Conheça as causas e os principais sintomas.

Entenda o que é a doença hemorroidária e quando procurar um médico coloproctologista.

Dr Maurilio Paiva - Coloproctologista

IMPORTANTE SABER

O que são as hemorroidas?

tratamento-para-hemorroidas

No canal do ânus existem os coxins anais, que são como pequenas almofadas que contém vasos sanguíneos e fibras musculares no seu interior. Esses coxins hemorroidários tem a função de acolchoamento do canal do ânus para amortecer a passagem das fezes, além de ter um papel na continência fecal de repouso, ou seja, na capacidade de conter o conteúdo do reto evitando perdas involuntárias de fezes, gazes e secreções, além de auxiliar na aderência da mucosa do canal do ânus ao esfíncter anal.

A doença hemorroidária ou hemorroidas, como as pessoas costuma dizer, é uma condição causada pela perda de sustentação desses coxins hemorroidários favorecendo o prolapso ou exteriorização desses coxins ou mamilos hemorroidários. O envelhecimento associado a fatores que aumentam a pressão intra-abdominal (sobrepeso, obesidade, gestações) e fatores que aumentam a pressão e o trauma no canal do ânus (constipação e fezes ressecadas, diarreias frequentes, esforço excessivo para evacuar, ficar muito tempo sentado no vaso sanitário) levam ao aparecimento dos sintomas das hemorroidas. Dietas ricas em gordura e pobres em fibras e água, o abuso do álcool e o tabagismo também contribuem para o aparecimento das hemorroidas.

Fatores que contribuem para o aparecimento das hemorroidas e como evitá-los!

SUA SAÚDE MERECE ATENÇÃO!

Quais os principais sintomas das Hemorroidas e quando procurar um proctologista?

Hemorroidas-quando-procurar-um-medico-coloproctologista

Os principais sintomas são sangramento e exteriorização das hemorróidas durante a evacuação. Podem ocorrer também presença de mamilos anais, dor em pontada e ardência, dermatites irritativas e prurido, sensação de pressão no canal anal, escape de secreções. A evolução na maioria das vezes é lenta ao longo dos anos. No início os sintomas são mais leves e eventuais e à medida que a doença hemorroidária vai avançando os sintomas se tornam mais frequentes e intensos.

 É importante a avaliação com um proctologista a partir dos primeiros sintomas, devido as

 

hemorroidas não regridirem com medicamentos orais ou pomadas. O que acontece é um alívio dos sintomas. Esse período de remissão pode durar vários meses ou anos. 

O diagnóstico no início é importante porque podemos adotar medidas clínicas para controlar o avanço das hemorroidas e indicar tratamentos não cirúrgicos que tem uma boa taxa de sucesso nas hemorroidas mais iniciais. Além disso é importante excluir outras causas para o sangramento quando ocorre esse sintoma.

 

 

Quando você deve procurar um Proctologista por causa das Hemorroidas

Conheça as opções de tratamentos
para as Hemorroidas

Você sabia que existem tratamentos intervencionistas não cirúrgicos e cirurgias minimamente invasivas para o tratamento das hemorroidas?

ligadura-elastica

Ligadura Elástica

A ligadura elástica é uma das opções de tratamento intervencionista não cirúrgico para as hemorroidas. É muito utilizada por ser um procedimento barato, realizado no consultório e muito bem tolerado pelos pacientes.
Tem uma eficácia entre 70% e 80% dependendo do grau da doença hemorroidária e é um procedimento bem tolerado, que causa pouco desconforto na maioria dos casos. Outra vantagem é o rápido retorno às atividades – 1 ou 2 dias de repouso.
As desvantagens são a necessidade de mais de uma sessão na maioria dos casos e maior chance das hemorroidas voltarem. No entrando, é um procedimento que pode ser repetido nos casos de recorrência com bons resultados. É indicada para as hemorroidas internas grau I e II e como tratamento alternativo nas hemorroidas grau III.

Hemorroidectomia

Hemorroidectomia

É a remoção dos mamilos hemorroidários. Ainda hoje é a cirurgia mais realizada para o tratamento das hemorroidas. Tem a menor taxa de recorrência – menos de 10% voltam e quando voltam costuma demorar mais tempo – em média 10 anos. A desvantagem é um pós-operatório mais desconfortável e com cicatrização mais lenta. O tempo de afastamento das atividades diárias é de aproximadamente 1 mês. É indicada para as hemorroidas internas grau III e IV, nas hemorroidas mistas (internas e externas) e pode ser uma opção nas hemorroidas grau II.

TDH

THD – desarterialização hemorroidária transanal

É uma técnica cirúrgica pouco invasiva e sem cortes utilizada para o tratamento das hemorroidas.
Nessa técnica é realizada a ligadura dos vasos sanguíneos que nutrem as hemorroidas. Além disso, é corrigido o prolapso (saída das hemorroidas pelo ânus) através da fixação das hemorroidas com alguns pontos.
A grande vantagem dessa técnica é um desconforto no pós-operatório muito menor do que na técnica clássica (hemorroidectomia), pois os pontos são realizados em uma área onde não existem terminações nervosas e não são realizados cortes.
Normalmente o paciente recebe alta no mesmo dia e o tempo de afastamento das atividades é muito menor do que na cirurgia clássica – 5 a 14 dias dependendo da atividade que exerce. É indicada para as hemorroidas grau II, III e IV.

Ebook-Hemorroidas

Dicas de um bom pós-operatório para Hemorroidas.

Para saber quais os cuidados necessários para um pós-operatório tranquilo após procedimento cirúrgico para hemorroidas, baixe gratuitamente as orientações que passo para os meus pacientes

Sobre Mim

Médico graduado pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais , com residência médica em Cirurgia Geral  e Coloproctologia pelo Hospital Governador Israel Pinheiro – IPSEMG.

Dr Maurilio Paiva é membro Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva  – SOBRACIL e do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil – GEDIIB

Dr. Maurilio Paiva – Coloproctologista
CRM-MG 48446 RQE 27981
Abrir Chat
Como posso ajudar?