Colonoscopia, tudo o que você precisa saber.

Afinal o que é a colonoscopia e quais as suas indicações?

Entenda o que é o exame de colonoscopia e porque este procedimento é importante para a identificação de doenças e síndromes do intestino.

Dr Maurilio Paiva - Coloproctologista

Fique por dentro!

Afinal o que é a colonoscopia e quais as suas indicações?

Colonoscopia-o-que-e

A colonoscopia é o exame endoscópico do intestino grosso. Através do videocolonoscópio – um aparelho flexível que tem um sistema que capta as imagens da parte interna do intestino e as transmite para um monitor – é possível fazer uma avaliação detalhada de todo o intestino grosso e da porção mais distal do intestino delgado que se chama íleo terminal.

A colonoscopia é um exame de suma importância na prevenção do câncer de intestino, pois consegue diagnosticar os pólipos e lesões superficiais ainda quando são pequenos e benignos e através do canal de trabalho do aparelho é possível passar materiais para fazer a retirada dessas lesões. Como prevenção deve ser realizado em toda a população a partir dos 45 anos de idade. Para pessoas com histórico familiar de câncer de intestino a idade de início da prevenção pode ser antes e a conduta deve ser individualizada para cada caso.

Além da prevenção do câncer de intestino, a colonoscopia também é indicada na investigação de sangramentos digestivos como presença de sangue nas fezes, melena (sangue escuro e digerido com odor bastante fétido), pesquisa de sangue oculto nas fezes positivo. Tem papel importante no esclarecimento de anemias e diarreias crônicas e é fundamental na avaliação de alterações do funcionamento intestinal e nos quadros de dor abdominal persistente.

Através da colonoscopia também podem ser realizados alguns tratamentos como controle da hemorragia digestiva baixa, retirada de corpo estranho do intestino grosso, dilatação de estenoses.

As contraindicações absolutas ao exame são: condições clínicas do paciente que elevam muito o risco do preparo, sedação e do exame propriamente dito; durante quadro de colite fulminante ou diverticulite aguda.

Entenda como é o exame de Colonoscopia!

o QUE VOCÊ PRECISA SABER!

sobre o Exame de Colonoscopia

o-exame-de-colonoscopia-é-perigoso

O exame de Colonoscopia é perigoso?

O exame é realizado por médico especialista com o auxílio de um médico anestesista que realiza uma sedação venosa. Portanto, é um exame indolor e seguro. As complicações mais graves são a perfuração e o sangramento. A perfuração tem incidência entre 0,05% e 0,1% dos exames realizados e quando vista na hora pode ser tratada através da colonoscopia sem necessidade de cirurgia. O sangramento mais volumoso ocorre em torno de 2% dos exames e está relacionado, na maioria dos casos, a retirada de grandes pólipos. A maior parte dos casos para espontaneamente ou através de tratamentos pela colonoscopia.

onde-o-exame-de-colono-é-realizado

Onde o exame é realizado e quais os cuidados necessários?

O exame pode ser realizado em hospitais ou clínicas credenciadas para a realização desse tipo de exame. O exame é feito sob sedação e para garantir sua segurança sempre verifique se o local faz o exame com o auxílio de um médico anestesista. Para que o preparo fique satisfatório fique atento às recomendações da dieta e os horários corretos das medicações. Em caso de dúvida entre em contato com seu médico ou com o local onde irá realizar o exame.

Dor ou desconforto abdominal: principal sintoma da SII

Sintomas comuns após o exame de Colono?

Após o exame é comum a pessoa ficar um pouco sonolenta por causa da sedação. Por isso é recomendado não dirigir e não marcar nenhuma atividade no dia do exame. É comum uma sensação de inchaço na barriga com algum desconforto causado pelo ar insuflado durante o exame. Recomenda-se caminhadas leves em casa e evitar ficar só deitado após o exame para auxiliar na eliminação dos gazes e evitar esse desconforto. Se ocorrer dor abdominal com piora da intensidade, febre ou vômitos persistentes é importante avisar o médico que realizou o exame para te orientar como proceder.

Ebook dicas de preparo para o exame de Colonoscopia

Dicas de um bom prepardo para o o Exame de Colono!

Baixe gratuitamente clicando no botão ao lado, as minhas dicas exclusivas para você se preparar para a realização do exame de Colonoscopia.

Sobre Mim

Médico graduado pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais , com residência médica em Cirurgia Geral  e Coloproctologia pelo Hospital Governador Israel Pinheiro – IPSEMG.

Dr Maurilio Paiva é membro Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva  – SOBRACIL e do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil – GEDIIB

Dr. Maurilio Paiva – Coloproctologista
CRM-MG 48446 RQE 27981
Abrir Chat
Como posso ajudar?