Hemorroidas. Conheça as causas e os principais sintomas.
Entenda o que é a doença hemorroidária e quando procurar um médico coloproctologista.
IMPORTANTE SABER
O que são as hemorroidas?
No canal do ânus existem os coxins anais, que são como pequenas almofadas que contém vasos sanguíneos e fibras musculares no seu interior. Esses coxins hemorroidários tem a função de acolchoamento do canal do ânus para amortecer a passagem das fezes, além de ter um papel na continência fecal de repouso, ou seja, na capacidade de conter o conteúdo do reto evitando perdas involuntárias de fezes, gazes e secreções, além de auxiliar na aderência da mucosa do canal do ânus ao esfíncter anal.
A doença hemorroidária ou hemorroidas, como as pessoas costuma dizer, é uma condição causada pela perda de sustentação desses coxins hemorroidários favorecendo o prolapso ou exteriorização desses coxins ou mamilos hemorroidários. O envelhecimento associado a fatores que aumentam a pressão intra-abdominal (sobrepeso, obesidade, gestações) e fatores que aumentam a pressão e o trauma no canal do ânus (constipação e fezes ressecadas, diarreias frequentes, esforço excessivo para evacuar, ficar muito tempo sentado no vaso sanitário) levam ao aparecimento dos sintomas das hemorroidas. Dietas ricas em gordura e pobres em fibras e água, o abuso do álcool e o tabagismo também contribuem para o aparecimento das hemorroidas.
Fatores que contribuem para o aparecimento das hemorroidas e como evitá-los!
SUA SAÚDE MERECE ATENÇÃO!
Quais os principais sintomas das Hemorroidas e quando procurar um proctologista?
Os principais sintomas são sangramento e exteriorização das hemorróidas durante a evacuação. Podem ocorrer também presença de mamilos anais, dor em pontada e ardência, dermatites irritativas e prurido, sensação de pressão no canal anal, escape de secreções. A evolução na maioria das vezes é lenta ao longo dos anos. No início os sintomas são mais leves e eventuais e à medida que a doença hemorroidária vai avançando os sintomas se tornam mais frequentes e intensos.
É importante a avaliação com um proctologista a partir dos primeiros sintomas, devido as
hemorroidas não regridirem com medicamentos orais ou pomadas. O que acontece é um alívio dos sintomas. Esse período de remissão pode durar vários meses ou anos.
O diagnóstico no início é importante porque podemos adotar medidas clínicas para controlar o avanço das hemorroidas e indicar tratamentos não cirúrgicos que tem uma boa taxa de sucesso nas hemorroidas mais iniciais. Além disso é importante excluir outras causas para o sangramento quando ocorre esse sintoma.
Conheça as opções de tratamentos
para as Hemorroidas
para as Hemorroidas
Você sabia que existem tratamentos intervencionistas não cirúrgicos e cirurgias minimamente invasivas para o tratamento das hemorroidas?
Ligadura Elástica
A ligadura elástica é uma das opções de tratamento intervencionista não cirúrgico para as hemorroidas. É muito utilizada por ser um procedimento barato, realizado no consultório e muito bem tolerado pelos pacientes.
Tem uma eficácia entre 70% e 80% dependendo do grau da doença hemorroidária e é um procedimento bem tolerado, que causa pouco desconforto na maioria dos casos. Outra vantagem é o rápido retorno às atividades – 1 ou 2 dias de repouso.
As desvantagens são a necessidade de mais de uma sessão na maioria dos casos e maior chance das hemorroidas voltarem. No entrando, é um procedimento que pode ser repetido nos casos de recorrência com bons resultados. É indicada para as hemorroidas internas grau I e II e como tratamento alternativo nas hemorroidas grau III.
Hemorroidectomia
É a remoção dos mamilos hemorroidários. Ainda hoje é a cirurgia mais realizada para o tratamento das hemorroidas. Tem a menor taxa de recorrência – menos de 10% voltam e quando voltam costuma demorar mais tempo – em média 10 anos. A desvantagem é um pós-operatório mais desconfortável e com cicatrização mais lenta. O tempo de afastamento das atividades diárias é de aproximadamente 1 mês. É indicada para as hemorroidas internas grau III e IV, nas hemorroidas mistas (internas e externas) e pode ser uma opção nas hemorroidas grau II.
Hemorroidoplastia a laser
THD – desarterialização hemorroidária transanal
É uma técnica cirúrgica pouco invasiva e sem cortes utilizada para o tratamento das hemorroidas.
Nessa técnica é realizada a ligadura dos vasos sanguíneos que nutrem as hemorroidas. Além disso, é corrigido o prolapso (saída das hemorroidas pelo ânus) através da fixação das hemorroidas com alguns pontos.
A grande vantagem dessa técnica é um desconforto no pós-operatório muito menor do que na técnica clássica (hemorroidectomia), pois os pontos são realizados em uma área onde não existem terminações nervosas e não são realizados cortes.
Normalmente o paciente recebe alta no mesmo dia e o tempo de afastamento das atividades é muito menor do que na cirurgia clássica – 5 a 14 dias dependendo da atividade que exerce. É indicada para as hemorroidas grau II, III e IV.
Dicas de um bom pós-operatório para Hemorroidas.
Para saber quais os cuidados necessários para um pós-operatório tranquilo após procedimento cirúrgico para hemorroidas, baixe gratuitamente as orientações que passo para os meus pacientes
Sobre Mim
Médico graduado pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais , com residência médica em Cirurgia Geral e Coloproctologia pelo Hospital Governador Israel Pinheiro – IPSEMG.
Dr Maurilio Paiva é membro Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva – SOBRACIL e do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil – GEDIIB