Sintomas do câncer de intestino

Principais sintomas do câncer de intestino

Sangue nas fezes, alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados ou diarreia persistente ou piora progressiva da prisão de ventre), dor ou desconforto na barriga, perda de peso sem causa aparente, fraqueza, anemia e alteração no formato das fezes são sintomas e manifestações que podem ter como causa o câncer de intestino.

Nem sempre esses sintomas são causados por um câncer, mas é importante que eles sejam avaliados o quanto antes para se excluir essa possibilidade.

Além disso, os pólipos intestinais, que são as lesões precursoras do câncer de intestino, quando já estão maiores podem causar alguns desses sintomas e ainda não ter se transformado no câncer. Ou seja, podemos descobri-los e tratá-los ainda quando são benignos. Por isso se teve ou está tendo algum desses sintomas procure uma avaliação.

O câncer de Intestino pode não causar sintomas

Dependendo da localização do tumor no intestino, ele pode não causar sintomas na fase inicial. Por isso é importante toda a população fazer o rastreamento ou prevenção através de exames – o principal deles é a colonoscopia – para que a doença seja diagnosticada no estágio inicial quando a chance de cura para o câncer de intestino chega a 95%. Além disso, em muitos casos conseguimos descobrir os pólipos quando ainda são benignos e removê-los durante a colonoscopia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Como posso ajudar?