Sintomas do câncer de reto

O câncer de intestino engloba os tumores localizados no cólon e no reto. É conhecido também como câncer colorretal e os principais sintomas são dor abdominal, alteração do hábito intestinal, sangramento nas fezes, emagrecimento sem uma causa aparente e uma anemia inexplicada.

Quando o tumor está localizado no reto existem algumas características específicas de cada sintoma e alguns sintomas que são sugestivos de acometimento do reto.

Sangramento

O sangramento é mais frequente nos tumores localizados no reto do que nos tumores do cólon. Em relação ao sangramento é importante ressaltar que mesmo no câncer de reto, no início, o sangramento pode não acontecer ou acontecer de forma leve e eventual. Existem outras doenças que podem causar um sangramento nas fezes, mas o sangramento é sempre um sinal de alerta. Por isso é sempre importante nesses casos passar por uma consulta com um (a) Coloproctologista para distinguir se o sangramento tem origem no ânus como uma doença hemorroidária por exemplo ou se será necessário uma colonoscopia para excluir outras causas para o sangramento.

Alteração do hábito intestinal

Uma mudança recente no funcionamento intestinal deve sempre chamar a atenção para a necessidade de uma avaliação com um (a) Coloproctologista. No início essa alteração é discreta e no câncer de reto pode acontecer um afilamento das fezes antes que uma alteração mais significativa aconteça. Então ficar atento ao aspecto das fezes é sempre importante.

Dor abdominal

A dor abdominal costuma ser menos intensa no câncer de reto do que nos tumores do cólon, exceto nos casos que o tumor já obstrui quase totalmente a passagem das fezes. Nessa situação as cólicas abdominais são frequentes e mais intensas.

Tenesmo retal

O tenesmo retal é uma sensação dolorosa e intensa de evacuar, mas que quando a pessoa vai tentar evacuar não sai nada. É um sintoma bem característico de doenças que acometem o reto como o câncer de reto.

O que fazer se apresentar algum sintoma?

Lembrando que no início o câncer de reto pode ser assintomático ou causar sintomas muito leves e intermitentes. Então, se você apresentou algum sintoma, mesmo que leve e eventual não espere os sintomas piorarem. Quando os sintomas já estão mais frequentes e característicos, normalmente o tumor já é mais avançado localmente. No estágio inicial as chances de cura chegam a 90% e o tumores de cólon e reto podem ser prevenidos através de exames de prevenção e rastreamento.

Toda a população deve fazer exames de prevenção para o câncer de cólon e reto a partir dos 45 anos mesmo que não apresente nenhum sintoma. Se você tem casos de câncer de intestino na família a idade de início da prevenção pode ser antes. Depende do grau de parentesco, do número de familiares acometidos e da idade em que os familiares foram diagnosticados com o câncer. Portanto, é preciso procurar um (a) coloproctologista para te orientar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Como posso ajudar?