Dor e inchaço no ânus: o que pode ser?

Pessoas com dor e inchaço no ânus são bastante frequentes no consultório do Coloproctologista. A maioria das pessoas que chega com essas queixas já pensa que são as hemorroidas e comumente estão usando ou já usaram algum medicamento ou pomada para hemorroida.

Existem alguns problemas com essa conduta da automedicação antes de procurar um especialista. Além dos medicamentos poderem causar efeitos adversos, ocorre um atraso no diagnóstico correto e muitas vezes um gasto financeiro desnecessário com medicamentos que na maioria das vezes são usados de forma equivocada, seja porque o diagnóstico não é hemorroida ou porque os medicamentos são utilizados de forma inadequada.

Pensando em alertar para os principais diagnósticos diferenciais para dor e inchaço no ânus vou falar a seguir das principais características de cada um. Lembrando que para fazer uma diagnóstico corretamente é importante passar por uma consulta médica onde é colhida uma história detalhada do quadro e realizado o exame físico, fundamental para o diagnóstico das afecções proctológicas.

Doença hemorroidária ou hemorroida

A hemorroida não costuma causar dor intensa após as evacuações. Pode causar ardência leve, principalmente quando as fezes estão ressecadas ou mais amolecidas em um quadro de diarreia, mas na maioria das pessoas os principais sintomas são sangramento vermelho vivo e indolor e o prolapso hemorroidário, quando a hemorroida já está um pouco mais avançada e começa a exteriorizar durante as evacuações.

Para mais informações acesse a minha página sobre hemorroidas. http://www.mauriliopaiva.com.br/hemorroidas. Lá você encontra tudo sobre as hemorroidas e as opções de tratamento, inclusive com vídeos explicativos.

Fissura anal

O principal sintoma da fissura anal é a dor que piora após as evacuações e que depois de um tempo vai amenizando. O sangramento é frequente, ocorre em torno de 70% dos casos, e na fissura crônica costuma aparecer um plicoma anal que é um excesso de pele na entrada do ânus e que muitas vezes é confundido com uma hemorroida. 

Aqui no blog você encontra uma publicação sobre o tratamento da fissura anal.

Trombose hemorroidária externa

A trombose hemorroidária externa é causada pelo trauma durante a evacuação levando a um rompimento dos vasos do plexo hemorroidário externo e a formação de um trombo no local (sangue coagulado). O sintoma inicial costuma ser a dor. Na sequência a pessoa percebe uma nodulação endurecida (caroço duro) na entrada do ânus. É como se fosse uma bola de sangue coagulado. Uma característica da dor nesses casos é que ela vai diminuindo com o tempo, ao contrário de um abscesso que a dor vai aumentando em intensidade.

Se quiser assistir um vídeo onde falo sobre a trombose hemorroidária externa clique no link a seguir. https://youtu.be/WofDlVIj_gg

Abscesso perianal

O abscesso perianal  é uma coleção de pus que se forma nos espaços ao redor do ânus. O principal sintoma é a dor no ânus que tem por característica ir piorando progressivamente até se tornar de forte intensidade e contínua. É comum a pessoa perceber um inchaço ao redor do ânus. A dor só melhora após a drenagem do abscesso. Por se tratar de uma infecção o abscesso é uma urgência cirúrgica. Assim que diagnosticado deve ser drenado. Então, se você está com uma dor no ânus que vem piorando procure um proctologista com urgência ou vá até um Pronto-atendimento.

Nesse vídeo falo sobre isso. https://youtu.be/fachVl92dQM

Fístula perianal 

A fístula perianal é a fase crônica de um abscesso perianal. Em torno de 50% dos abscessos perianais vão evoluir para uma fístula. A fístula perianal é uma comunicação entre a pele ao redor do ânus e a mucosa do canal anal. Na fístula perianal a pessoa percebe um pequeno nódulo (carocinho) próximo ao local onde o abscesso foi drenado. É o orifício externo da fístula.  Podem ocorrer agudizaçoes do quadro com dor e saída de secreção por esse orifício externo e eventualmente também pelo ânus (orifício interno). O tratamento da fístula é sempre cirúrgico, mas diferente do abscesso não é uma urgência.

Conclusão

Um quadro de dor e inchaço no ânus nem sempre se trata de um quadro de hemorroidas. Na maioria das vezes as hemorroidas não causam dor e o diagnóstico é outro. Portanto, evite a automedicação. Isso pode atrasar o diagnóstico correto, que no caso de um abscesso perianal pode ter consequências perigosas e também trazer gastos financeiros desnecessários com medicamentos errados. Se está com dor e inchaço no ânus ou sangramento durante as evacuações, procure com Proctologista para uma avaliação.

Para agendar um consulta clique no botão do WhatsApp ou faça o agendamento online clicando no ícone do Doctoralia ao lado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Como posso ajudar?
Agende uma consulta com o Proctologista.