A Síndrome do Intestino Irritável é um distúrbio funcional do intestino. Os distúrbios funcionais do trato gastro-intestinal são caracterizados por alterações no funcionamento dos orgãos do aparelho digestório e costumam apresentar um caráter crônico e recorrente. A Síndrome do Intestino Irritável é um dos distúrbios funcionais mais prevalentes na população e pode causar sintomas que diminuem a qualidade de vida e prejudicam as atividades diárias.
Como é feito o diagnóstico da Síndrome do Intestino Irritável?
Como não temos alterações orgânicas nos orgãos e sistemas, os exames não se alteram em decorrência da Síndrome do Intestino Irritável. O diagnóstico é clínico e baseado em critérios diagnósticos do Consenso de Roma. O Consenso de Roma IV é a última atualização e define a Síndrome do Intestino Irritável como:
Alguns exames podem ser necessários para a exclusão de doenças orgânicas como doenças inflamatórias, câncer e intolerância ou sensibilidade alimentar, principalmente quando existem sinais de alerta.
Existem três formas de Síndrome do Intestino Irritável – SII. A Síndrome do Intestino Irritável com diarreia – SII-D, a Síndrome do Intestino Irritável com constipação – SII-C e a Síndrome do Intestino Irritável mista que alterna diarreia com constipação.
Como é o tratamento da Síndrome do Intestino Irritável?
Os casos leves costumam melhorar com controle alimentar, mudanças de estilo de vida e um esclarecimento sobre a sua doença. É importante ter um equilíbrio na alimentação evitando alimentos que pioram os sintomas como os carboidratos fermentáveis (FODMAP’s), principalmente o açúcar contido em alimentos industrializados e processados e em bebidas açucaradas como refrigerantes, sucos, isotônicos e energéticos. Tentar incluir no café da manhã e lanches mais frutas e cereais e diminuir lacticínios e alimentos a base de farinhas como pães, bolos e biscoitos. Beber bastante água é fundamental – pelo menos 2 litros por dia.
Fazer atividade física regularmente ajuda muito na regularização do funcionamento do intestino e alívio dos sintomas da Síndrome do Intestino Irritável.
Atividades de lazer e manuais ajudam no controle da ansiedade que é um desencadeador de crises de Síndrome do Intestino Irritável. Meditação, massagens de relaxamento e outras atividade que ajudam no controle da ansiedade também podem ajudar.
Para os casos com sintomas moderados e graves a terapia medicamentosa pode ser necessária. Dependendo dos sintomas e características do quadro podem ser utilizados antiespasmódicos, antidiarreicos, fibra alimentar suplementar, antidepressivos e ansiolíticos. Em alguns casos a psicoterapia pode ser necessária.
Se ficou com alguma dúvida sobre a Síndrome do Intestino Irritável deixa aqui nos comentários. Se você acha que tem Síndrome do Intestino Irritável procure um Proctologista para confirmar o diagnóstico e orientar o tratamento.