A cirurgia para o tratamento da hemorroida é uma cirurgia programada. Então, os cuidados para se ter um bom pós-operatório começam antes da cirurgia. Confira dez dicas que preparei para ajudar você a ter um pós-operatório tranquilo.
1ª dica
Procure um profissional capacitado. O coloproctologista é o cirurgião especialista no tratamento das doenças do intestino, reto e ânus.
2ª dica
Peça para o seu médico te explicar sobre as técnicas disponíveis, as vantagens e desvantagens e como é o pós-operatório de cada procedimento. Isso vai ajudar a acabar com a insegurança em relação ao que vai acontecer e evitar surpresas.
3ª dica
Na época da cirurgia é importante que o intestino esteja funcionando bem. Então, aproveite o período de preparação para a cirurgia para corrigir hábitos que prejudicam o funcionamento do intestino. Se deixar para fazer isso depois da cirurgia você terá dificuldade e o pós-operatório será mais difícil.
4ª dica
Realizada a cirurgia é importante fazer repouso. O período vai depender da técnica utilizada, mas no geral na primeira semana o repouso deve ser mais rigoroso. Carregar peso, caminhadas prolongadas, dirigir veículos são atividades que devem ser evitadas. Caminhar dentro de casa e suv=bir escadas deve ser feito com cautela. O repouso adequado ajuda a diminuir o inchaço e o desconforto e diminui o risco de sangramentos maiores.
5ª dica
A dieta no pós-operatório deve ser seguida rigorosamente. É importante beber 2 a 3 litros de água por dia dependendo do seu peso, incluir verduras, legumes, frutas, cereais e sementes (aveia, chia, linhaça) todos os dias nas suas refeições. Nozes e castanhas também ajudam no funcionamento intestinal e na qualidade das fezes. Cuidado com o excesso de leite, queijos brancos e alimentos a base de farinha de trigo, pois podem contribuir para que o intestino fique preso.
6ª dica
Evitar bebidas alcoólicas, refrigerantes, alimentos processados, chocolates, frituras, alimentos condimentados e pimenta no pós-operatório.
7ª dica
Nunca use laxantes por conta própria. Em alguns casos podemos usar laxantes osmóticos ou outros medicamentos a base de fibras para facilitar as evacuações. Converse com o seu médico a respeito da necessidade de usar algum laxante nos primeiros dias. Ao longo da recuperação se o seu intestino não estiver funcionando bem avise seu médico logo no início. Assim ele(a) poderá te orientar como proceder. Não espere 3 ou 4 dias sem evacuar para comunicá-lo.
8ª dica
Use os analgésicos e medicamentos como a prescrição médica e orientação do (a) médico (a) que te operou. Principalmente após a cirurgia de hemorroidectomia as primeiras evacuações costumam ser dolorosas. Por isso é importante ir para a cirurgia com o intestino funcionando bem e usar os analgésicos da maneira adequada. Normalmente após a 1ª semana o desconforto é menor e você poderá usar os analgpesicos só em caso de necessidade. Cuidados com os analgésicos opióides como medicamentos que contenham codeína ou tramadol, pois eles causam constipação.
9ª dica
Realizar banhos de assento com água morna até a cicatrização completa. Na primeira semana intercalar com banhos de assento frios ou bolsa fria. Após a primeira semana pode manter somente os banhos de assento com água morna. Os banhos de assento com água morna não devem exceder 10 minutos e devem ser feitos 3 vezes ao dia e sempre após as evacuações. O calor ajuda na cicatrização e na drenagem de secreções e o frio ajuda a diminuir o inchaço local.
10ª dica
Não usar papel higiênico de jeito nenhum. A higienização deve ser feita com água corrente como ducha higiênica, chuveirinho e depois de fazer o banho de assento com água morna você deve enxugar com cuidado sem esfregar usando uma toalha macias. Como é normal sair secreções no pós-operatório é preciso colocar um bolo de gazinhas ou um absorvente diário para aparar as secreções.
E aí, gostou das dicas? Se quiser lembrar você pode assistir um vídeo que fiz com essas dicas e aproveita para compartilhar com quem você sabe que tem interesse. Segue o link do vídeo: https://youtu.be/uMY9SnjRqms