É normal ter dificuldade para evacuar?
A dificuldade para evacuar e a necessidade de fazer esforço excessivo para conseguir eliminar as fezes podem acontecer eventualmente com qualquer pessoa. O problema está quando isso começa a acontecer com frequência, em mais de metade das evacuações.
Consequências da dificuldade para evacuar.
No curto prazo a dificuldade e o esforço excessivo para evacuar podem causar fissuras anais e/ou trombose hemorroidária. A fissura é uma ruptura do revestimento do canal do ânus e a trombose hemorroidária externa é uma bolinha de sangue coagulado que causa um caroço na entrada do ânus que pode ser bastante doloroso. O trauma durante o esforço excessivo e também as fezes ressecadas podem ser os responsáveis por esses quadros de fissura e trombose hemorroidária.
No longo prazo esse esforço excessivo pode contribuir para o aparecimento das hemorroidas. Com o tempo os mamilos hemorroidários vão perdendo a sustentação e deslizando até começarem a exteriorizar pelo ânus no momento das evacuações.
O que podemos fazer para melhorar a dificuldade para evacuar?
Todos sabem que uma alimentação rica em fibras e água é fundamental para ajudar no funcionamento do intestino e na qualidade das fezes.Tente incluir alguma fonte de fibra em todas as suas refeições como frutas, farelos e sementes (aveia, chia, linhaça, semente de gergelim e girassol, psyllium), legumes e verduras. E evite laticínios e alimentos a base de farinha de trigo (pães, biscoitos, bolos e quitadas em geral) em todos os lanches. O leite (para quem não tem interância a lactose ou sensibilidade ao leite) e a farinha de trigo em excesso (para quem não tem sensibilidade ao glúten) podem contribuir para o intestino preso.
A dica de hoje para evitar a dificuldade para evacuar é ficar atento ao horário que você tem vontade de evacuar e ajustar a sua rotina para conseguir sempre atender o desejo de evacuar. Na maioria das pessoas o desejo de evacuar acontece pela manhã. Se você acordar em cima da hora e fizer tudo correndo o intestino “trava”. Tente acordar um pouco mais cedo e tomar um café da manhã com calma. Isso vai ajudar você perceber e conseguir atender o desejo de evacuar.
O que acontece quando você segura e deixa para evacuar depois?
Quando você não atende o desejo de evacuar a chance de ter dificuldade para evacuar depois é grande. Por dois motivos principais. O primeiro é que quando as fezes ficam acumuladas no reto, ao longo do dia o intestino vai puxando água das fezes e elas vão ficar mais ressecadas dificultando a evacuação. O segundo é que muitas vezes você pode não ter o desejo evacuatório novamente naquele dia. No final do dia você vai sentir que tem fezes acumuladas no reto e que precisa evacuar. O problema é que o mecanismo evacuatório é muito complexo. O reto precisa contrair, a musculatura do assoalho pélvico precisa relaxar. E existe um músculo chamado puborretal que tem um formato de alça e fica atrás do reto causando uma angulação entre o reto e o canal anal. Essa anulação é importante para evitar perdas involuntárias de fezes. No momento do desejo para evacuar esse músculo relaxa diminuindo essa angulação e facilitando a passagem das fezes. Quando você tenta evacuar no momento que não está ocorrendo o desejo de evacuar não está acontecendo nada disso que descrevi e você terá mais dificuldade para evacuar e necessidade de fazer mais esforço para conseguir eliminar as fezes.
Por isso é muito importante observar o horário do dia que você costuma ter a vontade de evacuar e se organizar para sempre conseguir atender o desejo de evacuar na hora, evitando a dificuldade para evacuar.