Afinal o que é a colonoscopia e quais as suas indicações?

A colonoscopia é o exame endoscópico do intestino grosso. Através do videocolonoscópio – um aparelho flexível que tem um sistema que capta as imagens da parte interna do intestino e as transmite para um monitor – é possível fazer uma avaliação detalhada de todo o intestino grosso e da porção mais distal do intestino delgado que se chama íleo terminal. O exame é realizado por médico especialista com o auxílio de um médico anestesista que realiza uma sedação venosa. Portanto, é um exame indolor e seguro.

Principais indicações

A colonoscopia é um exame de suma importância na prevenção do câncer de intestino, pois consegue diagnosticar os pólipos e lesões superficiais ainda quando são pequenos e benignos e através do canal de trabalho do aparelho é possível passar materiais para fazer a retirada dessas lesões. Como prevenção deve ser realizado em toda a população a partir dos 45 anos de idade. Para pessoas com histórico familiar de câncer de intestino a idade de início da prevenção pode ser antes e a conduta deve ser individualizada para cada caso.

               Além da prevenção do câncer de intestino, a colonoscopia também é indicada na investigação de sangramentos digestivos como presença de sangue nas fezes, melena (sangue escuro e digerido com odor bastante fétido), pesquisa de sangue oculto nas fezes positivo. Tem papel importante no esclarecimento de anemias e diarreias crônicas e é fundamental na avaliação de alterações do funcionamento intestinal e nos quadros de dor abdominal persistente.

               Através da colonoscopia também podem ser realizados alguns tratamentos como controle da hemorragia digestiva baixa, retirada de corpo estranho do intestino grosso, dilatação de estenoses.

Existem contraindicações

As contraindicações absolutas ao exame são: condições clínicas do paciente que elevam muito o risco do preparo, sedação e do exame propriamente dito além de condições que causam uma inflamação intensa como no quadro de colite fulminante ou diverticulite aguda. Na diverticulite aguda o exame pode ser realizado após 4 semanas da melhora do quadro.

Para mais informações clique no botão e nos chame no WhatsApp ou preencha o formulário abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Como posso ajudar?
api.whatsapp.com/send?phone=5535984747575