ligadura-elastica

ligadura elástica para hemorroidas

A ligadura elástica é uma das opções de tratamento intervencionista não cirúrgico para as hemorroidas. É considerado um método mecânico e é muito utilizada por ser um procedimento barato, realizado no consultório e muito bem tolerado pelos pacientes e com uma boa eficácia.

Como é feito a ligadura elástica e como ela funciona?

É realizado o exame físico proctológico com a anuscopia para identicação dos mamilos hemorroidários no canal do ânus e então é posicionado uma gominha elástica com uma pinça específica para ligadura elástica causando o estrangulamento do mamilo hemorroidário que está aumentado. Com isso ocorre a isquemia do mamilo hemorroidário que murcha e cai. No local forma uma cicatriz que ajuda na fixação do tecido que tinha perdido a sustentação. A maioria das pessoas apresenta três mamilos hemorroidários principais, então em média são necessários pelo menos 3 sessões que são realizadas com o intervalo de 1 mês aproximadamente.

Vantagens da ligadura elástica

Tem uma boa eficácia, em torno de 80%, mas que depende do grau da doença hemorroidária e é um procedimento bem tolerado, que causa pouco desconforto na maioria dos casos. Outra vantagem é o rápido retorno às atividades.

A doença hemorroidária interna é classificada em 4 estágios dependendo da intensidade do prolapso. Prolapso das hemorroidas é quando ocorre a exteriorização das hemorroidas para fora do ânus durante as evacuações.. De maneira resumida, a doença hemorroidária grau I é quando ainda não ocorre o prolapso durante as evacuações. Na grau II ocorre um prolapso pequeno em algumas evacuações e ocorre a redução (entrada das hemorroidas para dentro do canal do ânus) espontânea. Na grau III ocorre um prolapso maior e em todas as evacuações e as hemorroidas não voltam sozinhas; é necessário uma redução manual empurrando as hemorroidas para dentro. Na grau IV já existe um prolapso constante de algum mamilo que fica constantemente para fora. A ligadura elástica é utilizada principalmente na doença hemorroidária grau I e grau II e em alguns casos de doença hemorroidária grau III. A eficácia é maior nos estágios mais iniciais. Na doença hemorroidária grau III a eficácia cai e aumenta muito a chance de recorrência da hemorroida.

A aplicação da gominha não causa desconforto, pois é realizada na parte interna do canal anal onde a sensibilidade é reduzida. O desconforto no momento do procedimento é leve e causado pelo exame proctológico (toque retal e anuscopia). Após a ligadura elástica é comum um desconforto leve que dura em média 3 dias e não impede as atividades diária na maioria das vezes.

No dia do procedimento deve-se fazer repouso após a realização da ligadura elástica. Dependendo da atividade que a pessoa exerce, no dia seguinte é possível voltar ao trabalho. Em alguns casos é necessário o repouso no dia seguinte também.

Desvantagens da ligadura elástica

As desvantagens são a necessidade de mais de uma sessão na maioria dos casos, a menor eficácia, principalmente nos casos de hemorroidas mais avançadas e a maior recorrência. No entrando, é um procedimento que pode ser repetido nos casos de recorrência com bons resultados.

Conclusão sobre a ligadura elástica para hemorroidas

A ligadura elástica é um excelente método de tratamento para as hemorroidas principalmente para os casos de doença hemorroidária grau I e II. Tem boa eficácia, boa tolerância com desconforto leve após o procedimento e apesar da maior chance de recorrência das hemorroidas com esse método de tratamento, pode ser repetido quando as hemorroidas voltam com bons resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Como posso ajudar?
Marque uma consulta com o Dr. Maurilio Paiva