Os sintomas da doença de Crohn (DC) e da Retocolite Ulcerativa (RCU) dependem da intensidade da inflamação, de qual segmento do intestino está acometido. Na doença de Crohn depende ainda se o comportamento da doença é inflamatório, estenosante ou penetrante.
De maneira geral os principais sintomas são diarreia com ou sem a presença de sangue e muco e dor abdominal.
Sinais e sintomas de alerta
Na maioria das vezes, principalmente no início da doença, os sintomas da doença de Crohn e da Retocolite ulcerativa podem ser intermitentes, ou seja vão e voltam. É muito importante ficar atento a quadros de diarreias intermitentes, mesmo que sem sangue ou muco. Não é normal ficar com diarreias frequentes por qualquer coisa que come. Um quadro de dor abdominal que volta com frequência também deve ser investigado.
Sintomas noturnos, emagrecimento e presença de sangue e muco são sinais e sintomas de alerta que deve levar a pessoa a procurar um especialista.
Sintomas da doença de Crohn / Sintomas da RCUI
A doença de Crohn pode acometer da boca até o ânus e pode causar inflamação nas camadas mais profundas do intestino. Por isso os sintomas poder ser mais variados.
Quando a doença de Crohn acomete esôfago e estômago (é raro – corresponde por cerca de 1% dos casos) os sintomas são parecidos com um quadro de gastrite e esofagite com queimação, pirose, empachamento e má digestão e dor na parte mais alta da barriga.
Quando acomete só o intestino delgado (aproximadamente 15% dos casos) o quadro mais comum é diarreias frequentes sem sangue e dor abdominal. A dor costuma ser em cólica porque como a luz do intestino delgado é mais fina e é mais frequente observarmos um estreitamento da luz causado pela inflamação ou cicatrização. A localização mais comum da dor é em baixo do lado direito da barriga. É frequente a sensação de inchaço na barriga.
Quando a doença de Crohn causa uma inflamação no intestino grosso os sintomas são semelhantes aos da Retocolite ulcerativa com diarreias e urgência dolorosa para evacuar com muco e sangue. A dor abdominal pode acontecer, mas costuma ser de menor intensidade e mais localizada do lado esquerdo.
Por último a doença de Crohn pode acometer o ânus causando abscessos, fístulas e fissuras anais. Na Retocolite Ulcerativa não observamos manifestações anais.
Manifestações extra-intestinais
As doenças inflamatórias intestinais podem causar manifestações extra-intestinais. As mais frequentes são nas articulações com artralgias e artrites. Podem ocorrer também manifestações na pele, fígado e vias biliares, olho e sangue.
Fique atento a esses sinais e sintomas e procure um proctologista se precisar. O diagnóstico no início das doenças é super importante para um resultado positivo no tratamento.
Se precisar de ajuda, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato.