A presença de sangue nas fezes é uma situação que preocupa bastante as pessoas. O sangramento nas fezes nunca é uma situação que deve ser considerada normal. No entanto, não quer dizer que se você teve um sangramento nas fezes você tem uma doença mais grave.
Presença de sangue nas fezes. Posso estar com câncer?
O sangramento nas fezes pode ter várias causas. As mais frequentes são as doenças do ânus, principalmente a hemorroida e a fissura anal, a diverticulose colônica, as angiodisplasias (malformações vasculares), as colites (inflamação do intestino grosso), os pólipos e o câncer de intestino. O câncer corresponde a aproximadamente 10 a 15% dos sangramentos digestivos exteriorizados pelo ânus em idosos.
O que fazer se você percebeu sangue nas fezes?
Se você tem mais de 40 anos é importante fazer uma avaliação sem demora. Um estudo mostrou que em pessoas com mais de 40 anos que tem hemorroidas e sangramento e foram submetidas à colonoscopia foram encontrados pólipos avançados em 13% delas e câncer em 6%.
Antes dos 40 anos se a presença de sangue nas fezes é recorrente ou vem associada à outros sintomas como dor abdominal, diarreias ou alteração do funcionamento intestinal também é importante passar por uma avaliação.
O primeiro passo é fazer uma avaliação com um proctologista. Se no exame proctológico forem detectadas doenças no ânus que justifiquem o sangramento e não existirem outros sintomas de alarme como os descritos acima, nem sempre será necessário realizar a colonoscopia ou outros exames para avaliar a origem do sangramento anal.
Importante lembrar que as pessoas com mais de 45 anos já tem indicação de fazer o rastreamento/prevenção do câncer de intestino. Então, a partir dessa faixa etária a colonoscopia passa a ter uma importância mesmo nos casos que é detectado hemorroidas no exame durante a consulta.
Nos casos que não encontramos uma causa para o sangramento na região do ânus e canal anal, a colonoscopia é importante para excluir outras causas, independente da idade.
Se ficou com alguma dúvida, deixa aqui nos comentários. Para mais dicas sobre a saúde do intestino, reto e ânus, siga-me nas redes sociais, @dr.mauriliopaiva.
Se precisa agendar uma consulta clique no botão do WhatsApp para conversar com a secretária ou faça um agendamento online clicando no ícone do Doctoralia ao lado.